quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Clutch Livro

Olá meninas, eu achei que já havia postado esta customização da clutch livro e só depois que fui cobrada que vi que não, esta é especial porque não precisa estragar nenhum livro para fazer esta bolsa divertida em formato de livro. Confesso a vocês que adoro a ideia de continuar usando estes modelos de bolsas por ae porque eu amo a personalidade que ela representa no visual...que tal acompanhar o passo a passo e fazer uma, ou várias??
Para esta customização você vai precisar de:
- caixa de papelão grosso;
- caixa de papelão fino;
- cola branca para artesanato;
- cola contato;
- cola de silicone;
- cola quente;
- fita para presente com linhas em dourado;
- papel para encapar a capa;
- papel para encapar o interior;
- papel contact;
- imagem para a capa do livro;
- tesoura.
Com os materiais em mãos (foto 1 abaixo), pense que se você não encontrar uma imagem que possa sugerir a capa de um livro real, você poderá montar um co computador e imprimir ou fazer uma montagem com uma imagem e uma frase que se identificar. Esta imagem eu encontrei em uma loja para artesanato que vende folhas para fazer decoupage, seja adesiva ou não, os dois modelos dá pra fazer.
A ideia é não estragar um livro com uma customização simples, pode até dar um pouco mais de trabalho na produção mas acredite, vale a pena. Eu escolhi uma caixa que não precisa ser modelada com o tamanho de um livro, estas que chegam com encomendas pelo correio são muito boas pra isso, apenas desmontei nas laterias e abri totalmente, foto 2. Reserve as partes que foram retiradas para adaptar à parte das páginas.
Na foto 3 acima mostra que cortei as partes que não interessa, ou seja, retirei todas as junções em papel das laterais e deixei somente o formato da capa do livro. Depois na foto 4 acima, mostra que cortei as pontas arredondadas para parecer um livro antigo e as vezes é preciso colar algumas bordas que tenham cortes para ficar retinho, fiz com fita crepe.
Veja como ficou os cortes da lateral da capa depois de corrigido com a fita crepe, na foto 1 abaixo. Com as partes que foram retiradas da lateral da caixa, você pode encapar com um papel bem claro para imitar as páginas do livro, passe a cola e cubra totos os lados desta tira de papelão e reserve. Foto 2 abaixo.
Recorte dois quadrados de papelão de tamanhos iguais e que tenham a mesma largura do papelão maior quando cobrado e encapado. Veja na foto 3 acima. Pegue a tira comprida que encapou primeiro, meça com um centímetro menor que o tamanho da capa e dobre as pontas, nestas dobras que delimitam o interior do livro, deve colar as duas partes menores que serão as laterais do livro. Veja na foto 4 acima, se colar a ponta da parte da frente por dentro das partes de cima e de baixo das páginas, vai ficar mais firme.
Depois de passar a cola e arrumar certinho nesta borda toda que será a parte das páginas, deixe alguns segundos colando com a fixação dos pregadores. Como está na foto 1 abaixo.
Na foto dois eu fiz um suporte para o fecho com o imã, não tem uma menina certa, depende do tamanho que você achar de fecho ou da bolsa. Também encapei com o mesmo papel.
Para fixar melhor o fecho, tive que encapar várias tiras de papelão um do lado do outro para apoiar o fecho na parte que será coberta como se fosse as páginas do livro, também encapei com o mesmo papel e reservei, fotos 3 e 4 acima. Seguindo vocês vão entender certinho onde deve ser usado estas partes.
Coloque um dos fechos na parte com a dobra e fixe como indica o fecho de imã que você tiver, veja na foto 1 abaixo, depois coloque a parte com preparada com as várias tiras de papelão encapadas na parte de dentro de onde será a frente das páginas, depois coloque a parte que tem a dobra com o fecho para dar o acabamento e ficar por cima de todas, fica preenchido internamente, não corre o risco desta parte do fecho da bolsa afundar com o tempo de uso. Pode ser colado com a cola quente mesmo porque a secagem é bem rápida e fica bem, veja na foto 2.
Se quiser, você pode procurar um modelo de fecho diferente também, de quiser pode usar um que seja encaixado por fora e não vai precisar de suporte por dentro, eu fiz deste modelo com imã porque é bem fácil de achar, mas existem outros que não afetam esta parte das páginas e pode ser até mais fácil de fazer.
Depois disso, nas fotos 2 e 3 acima, você vai encapar com a fita para presente que contém as tiras em dourado, vai parecer que são as páginas do livro e vai dar um brilho bonitinho, além de um acabamento e proteção aos papéis.
Na foto 1 abaixo e 2 abaixo, mostra que encapei toda a capa de verde, dos dois lados para ficar melhor, mas na parte interna da capa, coloquei uma parte de papelão branco, para ficar como o forro interno da bolsa. Recorte do tamanho da capa mas com alguns centímetros menores para não aparecer na parte de fora da capa do livro.
Vai ficar como na foto 3 acima, mas ainda não deve ser colado na parte da capa da frente do livro, somente na parte da contracapa, pois na parte da capa ainda precisa colocar o imã com os pininhos antes de colar. Cole o forro em cartolina na parte da contracapa, fundo da bolsa, depois a parte unida que fará a vez das páginas, depois o imã no centro, marque com o sinal no papel com o próprio imã já pregado para não errar o lugar. Somente depois disso tudo, cole a parte interna na capa, e mesmo assim, passe a cola neste papelão e posicione a capa no forro já fechado no imã, para não forçar ao contrário e você não conseguir fechar no lugar correto, estando fechado certamente vai colar no lugar certo. Segue na foto 4 acima., marque o lugar, coloque o fecho mas reserve para ser colado como mostro a seguir.
Termine a capa colando a parte externa co o tema do livro sobre a parte encapada, por cima disto, coloque o plástico de papel contact transparente para proteger e dar acabamento de livro mesmo, foto 1 abaixo. Foto 2 mostra que coloquei uma fita de cetim larga no centro para dar finalizar o acabamento da parte interna, mas é opcional, poderia deixar como no papel mesmo, a parte com o imã ainda está sem colar na capa. Veja na foto 2 e 3 abaixo, mostrando bem a capa na parte interna.
Cole a parte das páginas no lugar marcado, cola de silicone é melhor nas bordas porque se vazar um pouco por fora não vai parecer a cola depois de seco, mas na parte interna é preciso uma fixação mais forte e pode ser a cola de contato ou até a E600. Veja na foto 4 acima.
A cola quente eu só usei poque cola imediatamente, passei por último na parte mais fina das páginas para não sair do lugar até secar as outras colas. Veja na foto 1 e 2 abaixo. Procure colocar bem no lugar e abrir e fechar a capa para ver se não está interrompendo em nada, se tiver tudo certinho...espere secar bem.
Na foto 2 e 3 acima mostro certinho que a parte das páginas nos cantos devem fazer a vez dos cantos da bolsa, portanto, não deve ter espaços, cole bem estas pontas e pressione a tampa para abrir e fechar sem afetar esta parte interna. Somente depois de colar todas estas partes que você vai colar a parte interna da capa na capa, porque senão você pode forçar errado e vai ter que descolar esta parte para arrumar.
Na foto 1 abaixo, coloque o fecho do imã no lugar certo, feche bem e passe a cola branca na parte interna, depois leve aparte da capa até esta parte fechada e cole. Veja na foto 2 abaixo.
Depois você pode abrir totalmente a capa e apoie na mesa para forçar cada parte até colar bastante e bem lisinho, pode usar uma pazinha pra isso, ajuda a não enrugar o papel também. Veja na foto 3 acima.
Na foto 4 acima mostra como ficou depois de pronto e como fica a abertura da tampa. A grossura do livro vai determinar o tamanho que vai ser a sua bolsa mas, não deve ser muito grande, em geral, deve carregar poucos itens nesta bolsinha. E de tão linda que fica...deve carregar a muitos lugares por ae, não acham??
Vejam detalhes de capa e páginas depois de pronto...não parece mesmo um livro?? Claro que sim...adoooOOOoorei, mudem os temas e tamanhos e façam muitas opções de bolsa livro pra vocês!! bjux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário