quinta-feira, 7 de março de 2013

Sapatilha Rosa

Meninas, a customização de hoje é uma sapatilha super romântica que ganhou um acessório ainda mais charmoso. Tão fácil de renovar que nem leva muito tempo para fazer, eu proponho que vocês encontrem uma sapatilha que gostem muito e que esteja precisando de uma restauração e, acompanhem comigo. Vejam como ficou a minha sapatilha rosa, eu gostei ainda mais dela assim, renovada!
Então vamos lá, vejam na primeira foto abaixo que para fazer esta customização vocês vão precisar de:
  1. uma sapatilha de couro para ser renovada, se for de tecido a tinta tem que ser outra;
  2. tinta para artesanato rosa, marrom e branca;
  3. termolina leitosa;
  4. verniz para chinelo;
  5. verniz em spray semi fosco;
  6. cola branca para artesanato;
  7. cola universal;
  8. cola pano;
  9. retalho de tecido que combine com as cores que você vai pintar o sapato;
  10. tesoura para tecido;
  11. cordãozinho de cetim marrom;
  12. pincel e um copinho com água, para limpar antes de mudar de cor;
  13. fita adesiva e flanelinha de limpeza, quando borrar tinta onde não deve;
Comece colocando em um pires, um pouco da tinta rosa e tempere com a cor branca até dar o tom desejado, depois é só pintar sobre a sapatilha, melhor passar duas demãos e esperar secar bem por algumas horas. Daí é só pintar os detalhes em marrom, quem quiser pode colar fitas adesivas para não correr o risco de borrar tinta marrom na parte em rosa. Também deixe secar por algumas horas.
Não esqueça de pintar o salto também, como mostra na primeira foto abaixo, eu também pintei a sola para ficar mais igual a cor de marrom com o restante do sapato, mas talvez nem precise, espere secar.
Coloque uma folha de jornal amassada dentro da sapatilha para proteger a parte de dentro e aplique o verniz em spray. Pronto, agora é só colocar a palmilha, quem quiser nem precisa cobrir, mas eu quero que combine com o detalhe que quero usar sobre a sapatilha, então resolvi cobrir a parte de dentro igual.
Coloque a sapatilha em um retalho de tecido de algodão, no modelo e cor que achar melhor, risque o formato com uma caneta que apareça mesmo depois de molhado o tecido. Passe uma generosa camada de termolina leitosa  dentro do molde e acelere a secagem com o secador. Depois de seco,vire o tecido e faça o mesmo no outro lado, melhor fazer esta parte sobre um papelão para não manchar ou molhar nada e para acelerar a secagem, pode usar o secador denovo, vejam na primeira foto abaixo.
É bom usar os pregadores de roupa para que o tecido não sair do lugar nem na hora da termolina e nem na hora de usar o secador de cabelo, depois de bem sequinho, passe a cola para artesanato na parte da sola que vai encapar de tecido e coloque dentro de desenho certinho. Depois, dê alguns piques com a tesoura em volta de todo o tecido que sobrou da palmilha, vejam na figura três. Passe um pouco de cola em volta da palmilha para colar os pedacinhos de tecido no contorno, lembrando que estes estão sem termolina. Dobre e cole todos os pedacinhos na parte de baixo da palmilha e deixe secando com pregadores de roupa, afirma melhor nas partes mais contornadas da palmilha. Depois de seca, passe uma demão de verniz para chinelo que vai dar um acabamento melhor e você vai poder usar normalmente, apenas com talco, com meia...
Depois de seco, foto três, passe um pouco de cola universal em volta da palmilha e cole certinho dentro da sapatilha. Pronto, quem quiser já pode usar a sapatilha desta forma, simples assim não é? Mas eu quis mais um pouquinho garotas, um detalhe do lacinho em tecido pra fazer uma diferença na reforma, acompanhem.
Com um retalhinho em retângulo que sobrou do tecido que usei na palmilha, eu fiz os lacinhos, primeiro olhem da segunda foto do quadro acima, coloquei a sequência errada. Dobre o tecido ao meio para ter o mesmo tamanho do laço e corte, depois corte um pequeno pedaço desta ponta do retângulo, para usar no centro do lacinho. O tamanho depende do tamanho de laço que vocês vão querer, mas devem ser cortados iguais para não ficar um maior que o outro, se não quiser nem precisa medir, como eu fiz. Agora na primeira foto, já mostra que coloquei a cola pano nas bordas para colar uma na outra e fechar o retângulo do laço, faça nas duas partes iguais e, como podem ver na terceira foto, nas partes pequenas também. Na última foto mostra que fiz a junção central com uma linha para ficar mais preso e bem ondulado o meio do laço, fica mais bem feito, puxe a linha frisando o centro e faça um nozinho.Agora, vejam na primeira foto abaixo, passe a parte menor sobre esta preguinha no centro e cole as pontas no verso do laço, com cola universal é mais rápido e firme. Segure por alguns segundos e pronto, faça o mesmo processo no outro laço.
Quem quiser poupar esta parte, pode comprar um lacinho pronto, eu achei várias estampas com este tamanho que usei mas, como nenhuma era com esta estampa, resolvi fazer mesmo. Então, vamos para próxima. Corte duas tiras de cordãozinho de cetim marrom e passe um pouquinho de cola pano para não ficar desfiando a ponta, espere secar e costure com alguns pontinhos no verso do laço, de preferência e dois lugares ao invés de pregar somente no meio, vejam nas últimas fotos acima.Agora,vamos combinar que laço muxinho não dá neh! Então resolvi deixar ele bem firme e cheinho com alguns etapas a seguir.
Primeiro coloquei algumas canetinhas grossas no centro da laçada para pegar o mesmo formato aberto e passei uma demão de termolina leitosa, espere secar bem e passe do outro lado, vejam na primeira foto. Depois, na segunda foto, passe uma demão de verniz para chinelo e espere secar por algumas horas.
Quando estiver bem seco, retire o lacinho do tubo de canetinha e já está pronto. Sempre que quiser modificar a frente da sapatilha com um acessório a mais, amarre o lacinho. Vejam na última foto que passei as duas partes do cordão na parte de dentro, depois passei novamente as pontas no mesmo vão que coloquei da primeira vez, para afirmar antes do nó. Vejam na foto abaixo:
Fiz um nozinho na parte de dentro, mas não aperte muito para ficar fácil de desamarrar quando quiser, e se a sua sapatilha não tiver esta possibilidade de passar o cordão, faça um pequeno furo ou cole o lacinho com a cola universal que fica preso também. Agora sim, está pronto e não é que ficou uma graça! Espero que tenham gostado das dicas e que façam algum modelo renovador em alguma sapatilha, bjux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário