quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bolsa Jeans com Botões

Olá garotas!
Quero ter o compromisso de postar opções pelo menos duas vezes por semana, gostaria de definir que pelo menos toda terça e quinta-feira tenha alguma coisa nova pra vocês, como não tive tempo de terminar o que estou fazendo no momento, eu resolvi postar uma ideia que já coloquei em prática e como se trata de um trabalho pronto, fica difícil mostrar o passo a passo...mas vou tentar da forma que encontrei e qualquer dúvida vocês podem tirar comigo que respondo assim que puder. Eu achei esta bolsa jeans de botões super fácil e de fazer, só de ver as fotos já dá pra entender bem, então mãos à obra!
Esta bolsa jeans foi feita com uma calça masculina, portanto, se a sua calça para customizar for feminina, talvez precise do tecido das pernas de outra calça para fazer a bolsa, no caso já serão duas calças e mesmo que o azul do jeans não seja o mesmo, fica bom.
A primeira foto mostra a bolsa pronta com os botões coloridos na frente, não coloquei nenhum botão atrás porque achei que o detalhe deve ficar somente na frente, já que são muitos e de várias cores. A segunda foto mostra os materiais que usei, que são:
  1. uma calça jeans, nesta bolsa você vai usar somente o tecido das pernas;
  2. uma tesoura para cortar papel;
  3. uma tesoura para cortar tecido, é importante não usar a mesma tesoura para variados tipos de materiais porque pode estragar o corte, se cortar papel, não serve mais para tecido;
  4. fita métrica para medir o tecido e régua para os papéis, do molde e do papelão usado no forro;
  5. tubo de cola branca, ou tubinho de cola universal pegamil, é mais forte;
  6. tubo de cola para tecido;
  7. lápis para desenhar os moldes;
  8. papel para moldes;
  9. papelão não muito grosso, cortado com os moldes retangulares usados para o tecido, será usado para endurecer o jeans no forro da bolsa;
  10. linha, agulha e bolinha de cera, estes somente se preferir pregar os botões ao invés de colar, a linha e a agulha para pregar os botões e a cera para afirmar a linha antes de pregar, ajuda a não arrebentar, fica mais firme e dura mais.
  11. 2 zíperes de 30 cm cada um, se preferir, pode ser um só mas daí precisa colar as laterais até o tamanho do zíper de cima e deixar o zíper somente abrindo na parte de cima da bolsa, a minha abre dos dois lados e se encontram na parte de cima da bolsa, na altura da alça, se eu abrir o zíper totalmente de cada lado, separa quase toda a bolsa.
  12. cordão para a alça, a minha alça mede 33 cm pronta cada lado, mas ainda deve passar um pouquinho disto porque na ponta de cada lado eu fiz um nó antes de colar na parte de dentro, para garantir que não fosse desfazer a trança, pode ser do tamanho que desejar, o cordão pode ser largo de uma só vez ou se for meio fino demais, como era o meu, cortei as 3 tiras do mesmo tamanho e fiz uma trança para ficar mais grossa.
  13. 3 moldes: 1 molde para o fundo da bolsa: retangular de 18 x 13 cm, este vai precisar de 2 unidades de papelão encapados com o tecido jeans, o tecido pode ser cortado do mesmo tamanho ou dobrar para dentro uma sobrinha de pano em cada lado se quiser reforçar as bordas e fazer um acabamento escondidinho, neste caso pode cortar o pano um pouco maior que o molde, tanto a parte de dentro como a de fora. 1 molde para a frente e atrás da bolsa: retangular com as bordas arredondadas de 23 x 16 cm, encapa da mesma forma dos fundos e, 1 molde de tira de 61 x 6 cm, para fazer as laterais da bolsa, neste caso, corte somente o jeans e se quiser reforçar, não faça com papelão, faça com um pedaço de telinha de entretela que se adere ao jeans passando com o ferro, depois é só dobrar uma bordinha na parte do zíper e colar, ou costurar.
  14. 2 zíperes de 30 cm cada, um  para cada lateral e se encontram no meio, se quiser fechar as laterais, pode colocar somente um zíper do mesmo tamanho mas neste caso, vai abrir somente em cima da bolsa e não nas laterias como é a minha da foto.
  15. muitos botões coloridos e de vários tamanhos, os botões devem ser colocados antes de terminar o formato da bolsa, poque fica mais firme apertar o botão pra colar ou para costurar mesmo, o meu foi costurado um a um com linha rosa e tem até uns pingentinhos no meio, de alguma correntinha ou pulseira que não usa mais, depois cola a parte do forro para tampar as marcas de costura e dar acabamento na parte do forro, fica melhor quando a parte de dentro também é de jeans e não o avesso do jeans como ficaria sem o forro.
A terceira foto mostra como colei a parte do forro da bolsa com a alça embutida, a quarta foto mostra como é o abre e fecha dos zíperes, se encontram no centro superior da bolsa. Pode colocar um chaveirinho na ponta de cada zíper para ajudar a abrir e fechar a bolsa, ou colocar um zíper com o puxadorzinho maior que este, deve ficar mais prático que a minha que é bem pequeno. A sequencia de montagem da bolsa depois de pronto cada parte de papel com o tecido jeans é: primeiro cola cada parte do zíper aberto em cada parte de molde comprido sem o papelão (de 61 x 6 cm), depois cola a outra parte deste molde com o a parte de trás da bolsa, a outra com a parte da frente (ambas 23 x 16 cm, este, com os botões já colados), nesta fase, se atente para colar a alça no lugar certo, antes de por cola nestas duas partes, da frente e de trás, daí cola o fundo, e por último, faz o acabamento por dentro com o forro do fundo (ambos 18 x 13 cm)  e para garantir, espere um dia todo para secar.
As duas fotos a seguir, mostram mais algumas opções para quem não quer fazer de botões. Veja que na primeira foto mostra que você pode fazer com lacinhos, tecidos estampados (xadrez, camuflado, oncinha, bolinha ou florzinha, no canto esquerdo da foto), estampa recortada da frente de uma camiseta velha, aplicações com strass ou só com os desenhos mesmo, aplicações de colar com o ferro em formato de florzinhas ou as tachinhas em relevo, os spikes que estão super na moda, pode ser colados ou pregados com linha e agulha, os spikes são apertados no avesso. Na segunda foto, mostra as opções com pedrarias, fitas, viés, cordão com lantejoulas e as cartelas adesivas de tachinhas batidas (aplica-se também com ferro de passar roupa).
O que fazer com a parte dos bolsos, cós, passador de cinto e botões desta calça jeans que você só usou as pernas?? Fazer os detalhes de outra bolsa. Veja como é mais fácil ainda:
Na verdade, como vocês podem notar, a bolsa jeans foi elaborada a partir do modelo desta bolsa de couro vermelha, como eu acho que o modelo frasqueirinha é muito bom de tamanho para o dia-a-dia, resolvi fazer a jeans, então no caso, esta foi feita antes. Eu gostava do vermelho mas achava que sem detalhe nenhum ficava muito simples e estranho, parecendo jogo de mala pra viajem, resolvi colocar os detalhes da calça jeans, mas pra quem quiser uma bolsa mais discreta, pode colocar estes enfeites do jeans na bolsa jeans mesmo, fica toda em jeans e ainda sim fica, muito legal e aparece os detalhes do mesmo jeito.
A primeira foto mostra como ficou a frente com os pedaços do bolso da frente e de trás da calça e o botão da frente, atrás da bolsa eu coloquei duas tiras do cós da calça e alguns passadores do cinto, os outros quatro passadores restantes foram colocados nas laterais, tudo com cola universal, fixa com mais segurança, é só colocar um pouco e segurar uns segundos até colar. Pronto só montar o look, aproveitem para criar com outras ideias ou modelos. Bjux e bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário